Review: Person Of Interest 1X01-07 – Pilot/Ghosts/Mission creep/Cura Te Ipsum/Judgement/The fix/Witness

                                                 Um avião? Um passaro? Não! Mr Reese!!!                  

Quando sentei na frente da tv para assistir ao piloto de Person of Interest, não sabia o que sentir… O que esperar de uma serie com o nome de J.J Abrams envolvido na produção e com Michael Emerson (Ben de Lost) no elenco? De uma coisa eu tinha certeza: Ruim não poderia ficar. E realmente não ficou.
A serie é escrita por Jonathan Nolan. O cara participou da criação do roteiro de Batman The Dark Knight e, por incrível que pareça, deixa transparecer isso na serie. A historia é sobre um milionário (Mr. Finch, interpretado por Michael Emerson) que, após os atentados de 11 de setembro, cria um software capaz de identificar outros possíveis ataques. Porém o programa também identifica casos de caráter irrelevante, que não tem importância nenhuma para o governo. Esses ficam armazenados em um banco de dados e são deletados no final de cada dia. Com dor na consciência, Mr. Finch decide que esses casos irrelevantes também deveriam ter a chance de serem solucionados. Para isso ele cria uma “Backdoor” no software e recebe uma lista de números de Cpf de pessoas que estarão envolvidas em crimes, por ordem de ocorrência. Para ajuda-lo ele contrata John Reese (Jim Caviezel), um ex-agente de campo da CIA e exercito. E ai a comparação com Batman é inevitável.

Reese é praticamente um super-herói. O cara bate em todo mundo, atira, interroga, enfim, consegue tudo o que quer. É o Batman sem a mascara e os carros legais. Outro fator que permite a comparação é Nova York. A cidade é puro crime, cheia de policiais corruptos máfias, trafico… É praticamente Gotham City.

A serie segue o padrão “casos da semana” e a cada episodio vai introduzindo elementos que aumentam o leque de opções de roteiros. Ainda não se tem uma grande historia, mas em 7 episódios os personagens já estão bem caracterizados e existem dois núcleos narrativos: O primeiro é a dupla Finch-Reese, que fazem peripécias tecnológicas(rastrear celular, Hackear conta bancaria, interceptar ligações…) para poderem evitar  os crimes da semana. E o outro é a “delegacia”, com a detetive Carter e com o detetive Lionel Fusco.

A Carter até agora é o coringa da série. Não teve uma participação muito ativa mas com certeza sera  um personagem fundamental para o crossover dos dois nucleosNo piloto A detetive cruza o caminho de Reese antes dele ser convocado por Finch. Reese(no melhor estillo mendigo deprimido) bate em uns muleques no metro e acaba preso. Finch paga a fiança e Reese é solto. Carter desconfia e a cada novo episodio chega perto de descobrir a  identidade do mendigo faixa preta.


Lionel Fusco é um policial corrupto. Participa do caso do piloto e, claro, é desmascarado por Reese que agora o usa como informante dentro da policia. Por enquanto não esta sendo muito aproveitado como eu gostaria mas acredito que possa render belos episodios


De uma forma geral Person of Interest vem agradando. Com episodios coesos e bem escritos, a serie demostra uma segurança incrivel. Nem parece estreante desse Fallseason. E por merecimento ja tem temporada completa garatinda. Vamos ver como ela se sai daqui em diante. É isso.


@gabaao

Publicado em novembro 20, 2011, em Person of Interest, Review. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: